domingo, 8 de maio de 2011

Cuca de Banana e Sobremesa de Carambola!

      
              Vamos entrar no mundo da culinária, sou apenas metido, gosto de cozinhar e resgatar algumas receitas antigas que lembram a minha infância em Joinville, cidade onde nasci e passava minhas férias de verão. A família da minha mãe é de Joinville e do meu Pai de Blumenau, então chucrute, mostarda, cucas e conservas, sempre me atraíram, sempre!! Melhor dizendo, depois de adulto, quando começamos a valorizar nosso passado. Vou iniciar com duas receitas; a primeira a cuca de banana, perdoem-me os cozinheiros adeptos da alimentação integral, estas primeiras serão recheadas de açúcar branco, manteiga, farinha branca, porém, podem ser adaptadas de forma mais saudável!!! Estamos abertos a sugestões.
CUCA DE BANANA: Até hoje o que encontrei mais próximo das cucas da minha infância foi em Santa Cruz. Já andei pelo Rio Grande inteiro e o que chamam de cuca para mim é um pão com uma cobertura. Vocês já vão entender por que. Quero deixar claro que não pretendo definir o que é cuca ou não, “quem sou eu”. Mas vou apresentar a versão que eu aprendi a gostar, saindo do forno a lenha da minha avó. A massa é fina e o principal é a cobertura, quase uma pizza. Pode ser de requeijão, abacaxi, açúcar com canela, maçã, carambola, ameixa, coco, etc...
Vamos lá:
Eu faço meio no olho, vou colocar algumas medidas aproximadas,
·        Desmanchar o fermento fresco (2 tabletes) em meio copo de leite   e  1 xícara de  farinha.  Deixar crescer por uma hora.
·         Adicionar, uma colher de sopa de manteiga, 1 xícara de açúcar,  uma pitada de sal, 2 ovos, e mais farinha. Enquanto mexe, vai acrescentando mais 1 xícara de leite aos poucos. A  massa deve ficar mole , podendo ser acomodada na forma com os dedos.
·        Colocar em forma untada e deixar crescer novamente por uma hora! Enquanto isto corte as bananas no formato que preferir! Eu prefiro em círculos!
·        Finalizando, espalhe as bananas por cima da massa, não deixando espaços em branco, cubra com  açúcar a gosto e alguns pedaços de manteiga.
·        Forno alto por 20 min e tá pronto! (este tempo pode variar de acordo com o forno, espere os 20 min e vá monitorando).
·        É só cortar um pedaço, servir uma boa xícara de café com leite sem açúcar, para contrabalançar e ........

Viram!!!A massa fica bem fininha. 

             Na casa da minha avó havia duas caramboleiras enormes onde nós subíamos e fazíamos guerra com as frutas maduras!!! Tenho um passado guerreiro!!  Isto valia, também, para ameixas e goiabas. Já imaginaram 5,6 moleques fazendo uma guerra de goiabas maduras!!! ( Calma! Quando este desperdício ocorria, que não conseguia fugir, era, digamos, repreendido!)
            A sobremesa de carambola é mais fácil. Basta cortar as frutas maduras em fatias (ficam com um formato de estrelas), colocar em uma panela com canela, cravo e açúcar a gosto e deixar cozinhar. Para fazer schimier é só cozinhar por mais tempo, mexendo sempre.
 




Quem for se arriscar, boa sorte!!!!

Um comentário:

  1. Hilário!
    Que linda ficou tua cuca, deve ser deliciosa, algum dia tentarei fazê-la!
    Gostei muito das reminiscências, canceriano é assim mesmo.
    Parabéns pelo blog!
    Perseverança!
    Abração!
    Si.
    http://corpalavra.blogspot.com

    ResponderExcluir